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Construindo uma Love Brand: estratégias de conexão e fidelidade

Por Nicole Guedes
Assistente de Redação na Essence Branding

Desde a Apple, que é capaz de gerar filas e mais filas ao lançar um celular novo, até a Disney, que consegue ter sua marca eternizada em tatuagens e pedidos de casamento, as Love Brands se entrelaçam profundamente com a vida dos consumidores. Estas são marcas que conseguem nutrir verdadeiras relações de conexão e fidelidade com os seus clientes, através de estratégias de branding e marketing que constroem uma atmosfera de amor e lealdade pela empresa.

Segundo uma pesquisa da Khorus em 2021, 86% dos chamados “brand lovers” aceitam pagar a mais apenas para ter um produto de uma marca que amam. Mas, afinal, o que levam algumas marcas a se tornarem Love Brands? Como podemos aplicar esse conceito em nossos negócios e quais são seus principais resultados?

Pilares e estratégias

De acordo com uma pesquisa de Gerald Zaltman, professor de Harvard, 95% das decisões de compra são feitas de forma subconsciente. Ainda, 75% das experiências de compra são baseadas em emoções. Por isso, podemos dizer que a Psicologia do Consumo se torna cada vez mais presente e importante para os negócios.

Nesse contexto, para criar uma marca bem consolidada e presente na mente dos consumidores, precisamos focar em fortalecer alguns principais pilares. São eles:

Crenças e valores bem alinhados
Escuta ativa e comunicação próxima
Empatia e resolutividade
Senso de comunidade e pertencimento
Nutrição de um relacionamento a longo prazo

Antes de qualquer coisa, uma marca que possui suas crenças e valores estabelecidos e alinhados em todos os seus pontos, é capaz de passá-los de forma assertiva para o seu público-alvo. Dessa forma, gera identificação entre as pessoas e a marca, aproximando a empresa dos indivíduos que realmente se enxergam e enxergam sua visão de mundo representada naquele negócio. Comprar de marcas que defendem e apoiam suas pautas tem se tornado um fator de escolha cada vez mais importante na atualidade. Segundo a “Global Consumer Pulse”, da Accenture Strategy, 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida.

Quando falamos de escuta ativa, a ideia é estarmos sempre atentos e buscarmos antecipar as necessidades dos consumidores, compreendendo suas dores, necessidades e desejos. Para isso, uma boa construção de uma Brand Persona é essencial, além de manter-se informado e em contato constante com seu público-alvo, com uma comunicação próxima e intimista.

Outro ponto importante é a empatia e resolutividade ao lidar com os problemas e questões levantadas pelos consumidores. Essa ideia se relaciona diretamente com a escuta ativa, levando em conta que a empresa deve se colocar em um lugar de atenção aos detalhes e prestatividade, sendo rápida e eficaz nas devolutivas e resolução dos problemas.

Além disso, algo que os negócios têm buscado construir cada vez mais é o senso de comunidade e pertencimento acerca da sua marca. Nutrir um ambiente de identificação e unidade entre a empresa e os consumidores é capaz de gerar uma base fiel de defensores para a marca. Seja através de brindes, eventos, informações ou plataformas exclusivas, a fidelização é um fator frequentemente observado nas Love Brands.

Por fim, é de extrema importância que, para além de construir uma relação de confiança com seus clientes, o relacionamento continue sendo nutrido a longo prazo. Por isso, uma comunicação constante e assertiva é necessária, principalmente pelas redes sociais. É interessante lembrar que todos os pontos de contato da marca, inclusive as mídias digitais, devem ter sua identidade verbal e propósitos alinhados, para manter uma padronização das características que compõem a empresa. Uma empresa que faz isso com excelência é a Netflix, que, com um toque de bom humor, sempre interage com seus seguidores pelas redes sociais. Assim, os mantêm ativos e atentos às novidades da plataforma.

Resultados
Alguns outros exemplos de Love Brands famosas são: Coca-Cola, Nubank, Nike, Harley-Davidson, WhatsApp e iFood. Muito mais do que uma visão de produção e lucro, essas empresas constroem relações de afeto, admiração e confiança com seus consumidores, provocando e evocando lembranças, memórias e sensações positivas na mente de cada um deles. Esse é o principal fator que faz com que elas sejam sempre lembradas pelo público.

Por outro lado, é interessante refletirmos sob a perspectiva de que o tamanho e alcance de uma marca não é determinante para o sucesso dela como uma Love Brand. Com uma gestão de marca estratégica e focada nos pilares apresentados, a construção de uma base de consumidores fiéis e defensores é sim possível, independentemente do tamanho da empresa!

Assim, entendemos que com determinação, estudo e estratégias, o conceito das Love Brands pode ser aplicado e trabalhado em diferentes tipos de segmentos e tamanhos de negócios.

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