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Quem constrói uma marca? Uma reflexão sobre a importância dos diferentes setores de uma organização no posicionamento da marca.

Artigo por Letícia Luzbel 

Redatora na Essence Branding 

 

Quando apresento um Brandbook (manual de posicionamento da marca) pela Essence Branding, costumo chamar a atenção para uma das primeiras páginas do material: aquela que orienta para quem ele se destina 

 

Afinal, se estamos falando de construir o posicionamento de uma marca, quais seriam os profissionais ou os setores responsáveis por isso 

 

Em algum momento, se criou uma misconcepção de que os responsáveis pelo Branding são, exclusivamente, as áreas de comunicação e marketing. Contudo, hoje estou aqui para propor uma reflexão… será que essas áreas são mesmo as únicas que têm esse papel?  

 

O autor Jonah Sachs tem uma frase que gosto muito, que diz: Sua marca é uma história se desenrolando em todos os pontos de contato com o cliente”.  

 

Ora, se assumirmos que as áreas de comunicação e marketing são as únicas responsáveis por contar essa história, estamos deixando de fora muitos setores e profissionais que também se relacionam de alguma forma com os clientes, sejam eles externos ou internos (os próprios colaboradores da organização).  

 

Em uma organização, diferentes setores e profissionais contribuem diariamente para a construção do posicionamento da marca em momentos específicos do relacionamento com o cliente.  

 

Ainda não consegue visualizar? Vamos elucidar essa ideia com alguns exemplos!  

 

  • Setor de Comunicação e Marketing: posicionam a marca ao desenvolverem narrativas, campanhas e demais estratégias de comunicação que transmitem a mensagem da marca e fazem com que ela alcance o seu público-alvo.  

 

 

  • Setor de Atendimento ao Cliente: posicionam a marca ao transmitir os valores e personalidade da marca em cada interação com o cliente. Importante ressaltar a importância dos profissionais desta área na experiência da marca, uma vez que são esses profissionais que mantém, muitas vezes, contato direto com o consumidor. Ao proporcionar experiências positivas e memoráveis, o setor de Atendimento contribui para a criação de uma base de clientes satisfeitos e engajados.  

 

  • Setor de Desenvolvimento de Produtos: posicionam a marca ao garantir que os produtos não apenas atendam às expectativas dos clientes em termos de qualidade e funcionalidade, mas também estejam alinhados com os valores e identidade da marca. Os profissionais dessa área desempenham um papel fundamental, uma vez que os produtos são muitas vezes o ponto de contato mais tangível que os consumidores têm com a marca.  

 

E nós poderíamos seguir explorando setor por setor até concluirmos que uma marca é construída por mais gente do que costumamos imaginar!  

 

Mas, finalmente, por que é tão importante que todas as pessoas da empresa, independente de lidarem com clientes internos e externos, se sintam responsáveis e – ainda mais importante – capacitadas para construir a marca?  

 

  1. Todos os pontos de contato importam. Cada interação que um cliente tem com uma empresa molda a sua percepção em relação à marca. Portanto, todos os profissionais, independente de terem contato direto ou indireto com os clientes, têm um papel fundamental na construção da experiência e imagem da marca.  

 

  1. Alinhamento entre as pessoas = consistência da mensagem. Talvez você já saiba que consistência é a chave quando se fala de posicionamento de marca. Contudo, é importante que todos os colaboradores da organização estejam “na mesma página” em relação a quem a marca é e como ela interage com o mundo. Mais do que isso, é importante que os profissionais compreendam a importância do seu papel na construção e manutenção da identidade da marca e sejam capacitados para atuar de tal forma.  

 

  1. Engajamento. Ao entenderem que fazem parte da construção da marca, os colaboradores percebem que o seu trabalho vai além de suas responsabilidades individuais e contribui diretamente para o sucesso da empresa. Desse modo, os profissionais se tornam mais engajados e motivados.  

 

  1. Responsabilidade compartilhada. Ao reconhecer que todos os profissionais são responsáveis pela imagem da marca, a organização promove uma cultura de responsabilidade compartilhada, em que cada profissional, independente da área em que trabalha, se sente parte do sucesso da marca e se esforça para contribuir da melhor forma possível.  

 

Diante de tudo isso, a Essence Branding, ao sanar as principais dúvidas sobre o teor estratégico de um material como um Brandbook, esclarece:  

 

Para quem ele se destina? ​​Para todas as pessoas envolvidas na gestão da marca e seus elementos estratégicos, culturais e identitários: desde profissionais de comunicação e marketing, atendimento ao cliente, marketing digital, gestão de produtos e até mesmo gestão de pessoas. 

 

Como ele deve ser utilizado? O Brandbook deve ser utilizado como o norteador das ações e comunicações internas e externas da marca. Ou seja, o material serve para informar e instruir os times sobre como ativar e comunicar o espírito da marca de forma consistente em toda a organização.” 

 

Essa visão faz parte do nosso DNA como uma empresa que desenvolve pessoas para impactar marcas e desenvolve marcas para impactar pessoas. Sincronizamos posicionamento de marca e cultura organizacional, manifestando autenticidade e construindo valor.  

 

Precisando de ajuda para posicionar a sua marca? Entre em contato por algum dos nossos canais: https://www.essencebranding.com.br/pt-br/contact 

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