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Geração Z no Radar: Conectando-se com as Novas Gerações sem Perder a Essência

Por Nicole Guedes  

Assistente de Redação na Essence Branding  

 

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre a Geração Z, que compreende pessoas que nasceram de 1997 a 2012. Com o aumento de sua relevância e influência, o impacto desse público nas tendências de consumo também vem se tornando cada vez maior. Mas, como isso afeta as estratégias dos negócios e o mercado como um todo?  

 

Sabemos que se comunicar com uma geração tão complexa não é tarefa fácil. No entanto, muito mais do que buscar formas de dialogar com ela, o importante é compreender como ela funciona, e até que ponto sua empresa se conecta de fato com esse público.  

 

Listamos alguns elementos estratégicos que podem ser aliados na hora de trabalhar uma marca de forma assertiva com essa parcela da população, sem deixar de lado a sua essência e história: 

  1. Conhecimento dos comportamentos e preferências da geração 
  2. Compreensão do público-alvo da empresa 
  3. Análise do perfil de consumo atual do negócio 
  4. Comunicação assertiva e bem-posicionada 
  5. Análise das tendências e do mercado 
  6. Inovação contínua 

 

1. Conhecendo a Geração Z 

De acordo com o relatório “Gen Z Broke the Marketing Funnel” da Vogue, o comportamento de consumo da Geração Z desafia o conceito tradicional do “funil de vendas”, que descreve o processo de compra como uma sequência linear que passa por conscientização, descoberta, avaliação, intenção, compra e fidelização. Em contraste, a Geração Z é caracterizada por um ciclo contínuo de inspiração, exploração, engajamento com comunidades e lealdade. Compreender essa nova dinâmica é essencial para entender como essa geração consome produtos e serviços. 

 

Bombardeada de informações o tempo todo, a Geração Z sofre constantemente com uma alta quantidade de estímulos simultâneos. Por isso, saber quando e como abordar esses indivíduos da melhor forma possível é importante para garantir efetividade.  

 

Algumas das principais preocupações da Geração Z com as marcas atuais são: propósito e autenticidade, diversidade e inclusão, responsabilidade social, experiência personalizada e comunidade e engajamento digital e inovação.  

  • Propósito e autenticidade – salienta-se a importância de negócios que conhecem sua missão, visão e valores e tem todos os seus pontos alinhados a eles. Uma marca guiada pelo seu propósito é única e autêntica, e tem a capacidade de se diferenciar dentre tantas outras no mercado; 
  • Diversidade e inclusão – discussões cada vez mais crescentes na atualidade, são prioridades para grande parte da Geração Z na hora de escolher de qual empresa vai consumir; 
  • Responsabilidade social – a Geração Z tende a comprar de marcas que levantam e defendem pautas sociais de seu interesse. Nesse caso, a compra é vista como de fato um ato de engajamento.  
  • Experiência personalizada e comunidade – em um mundo com mais e mais estímulos, uma experiência única, para que o usuário sinta a diferença de determinado negócio, é essencial. Além disso, a Geração Z tem como uma das suas principais características o forte engajamento com as marcas que admiram, buscando realmente fazer parte da comunidade construída ao redor dela; 
  • Engajamento digital e inovação – como uma geração tão imersa na tecnologia, não poderia ser diferente: esse público valoriza empresas que se destacam pelo bom uso dos meios digitais e pela inovação constante. Independentemente do tamanho do negócio, o importante é se manter atento às novidades, atualizações e tendências de mercado. 

Quer entender mais sobre essas e outras características do comportamento da Geração Z? Acesse nosso Brand Insights 2024, que reúne análises profundas e nossas percepções sobre o que esperar para o universo das marcas durante o ano. Através de 6 insights, guiamos líderes e gestores para trabalharem suas marcas com excelência, sempre à frente do mercado. 

 

2. Entendendo e reafirmando o meu público-alvo 

Entendemos a relevância da Geração Z como público consumidor na atualidade, mas vale lembrar que cada empresa deve conhecer seu próprio público-alvo e compreender até que ponto é interessante voltar sua atenção e comunicação para essa nova geração. Ou seja, cabe à marca um momento de olhar crítico e reflexão: o quanto a Geração Z faz parte do meu público-alvo? Como eu posso me comunicar com ela sem me afastar da minha essência e comprometer a coerência do meu posicionamento? Como posso me reinventar e me adequar às novas necessidades do mercado, mas honrando minha história? 

 

O papel de uma empresa sólida deve ser de se posicionar adequadamente quanto a isso, entendendo que não necessariamente precisa adequar 100% do seu comportamento para alcançar a Geração Z. 

 

3. O quanto a Geração Z faz parte do meu público-alvo? 

Para entender o quanto a comunicação da sua empresa deve ser voltada para a Geração Z, o primeiro passo é realizar uma análise profunda do perfil de consumo atual da marca, buscando mensurar a representatividade desse público entre seus clientes. Para isso, podemos usar pesquisas de mercado, dados demográficos e insights.  

 

É importante avaliar também o potencial de crescimento da Geração Z dentro do seu público-alvo e o alinhamento dela aos valores e objetivos da marca. É uma oportunidade estratégica expandir seu alcance? Ou será que focar em outros segmentos traria mais retorno à empresa? Tenha sempre esses questionamentos em mente antes de decidir ampliar ou não sua comunicação a esse público. 

 

4. Como me comunicar com a Geração Z sem comprometer a essência e posicionamento da marca? 

Garantir que os aspectos centrais da marca não se percam na tentativa de ampliar o contato com determinado público é essencial. Uma marca compromissada com sua essência e posicionamento é autêntica e consegue construir relações orgânicas de confiança com seus stakeholders. Por isso, uma empresa que deseja se comunicar de forma mais assertiva com a Geração Z deve buscar encontrar pontos de interseção entre o que esse público valoriza e o que a marca já representa. Ou seja, é importante procurar entender quais aspectos do negócio ressoam naturalmente com essa nova geração. 

 

A partir disso, a empresa tem a possibilidade de fazer ajustes na linguagem, formatos de conteúdo e canais de comunicação para refletir as preferências desse segmento, mas sem sacrificar os valores centrais da marca.  

 

5. Analisando as tendências do mercado 

Sabemos que para se posicionar no mercado é imprescindível acompanhar as tendências atuais, buscando sempre compreender as novas necessidades e demandas do público consumidor. Mas como fazer isso de forma assertiva e efetiva? Ficar atento a relatórios de tendências, profissionais e portais de confiança que tragam novos temas e insights podem ser estratégias extremamente valiosas. Mesmo que não sejam todos do seu segmento, diferentes visões de mercado e de negócio podem ser essenciais para a construção de uma bagagem cultural e de um senso crítico. Além disso, podem servir como fonte de inspiração para novas ideias. 

 

6. Renovando e inovando 

Destacar-se em um mercado cheio de estímulos e informações não é uma tarefa fácil, mas trabalhar a visão crítica e a criatividade pode ser um caminho facilitador nessa jornada! Pensar “fora da caixa” requer curiosidade, presença, mente aberta e treino. Construindo um repertório cada vez mais rico e diversificado, as inspirações e insights vêm naturalmente. 

 

Com todas as suas particularidades, a Geração Z vem se tornando cada vez mais importante no cenário de consumo, e por isso, compreender como ela pensa e age é essencial. No entanto, uma dose de criticidade é necessária, para garantir que o propósito, a missão e os valores da empresa não sejam deturpados. A essência deve ser o cerne da marca, e nunca pode ser sacrificada por outras questões. 

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